A popularidade dos veículos elétricos tem crescido exponencialmente e não é difícil entender o porquê. Recorde de vendas em 2023, com opções de estações recarga rápida e semi-rápida, e preços acessíveis, os diversos modelos de veículos elétricos ganham cada vez mais espaço nas estradas e nas cidades. Mas na hora de recarregar é qual a melhor opção? Em casa ou em estação de recarga elétrica compartilhada.
Estações de recarga residenciais podem dar mais trabalho
Apesar da conveniência e do controle do processo de recarga, as estações residenciais podem ser mais caras e exigem maior manutenção. Isso acontece porque é imprescindível ter uma estrutura elétrica adequada para receber os equipamentos de recarga. Ou seja, se o imóvel não tiver estrutura, é necessário adequar o transformador e até mesmo fazer alterações na própria residência.
Sendo assim, vale apontar que é necessário um sistema elétrico dedicado, com quadro de energia, disjuntor, DR e DPS próprios para a função. Além disso, a mão de obra precisa ser qualificada, já que não é qualquer profissional que consegue fazer essas instalações. Dessa forma, é importante ressaltar, que o próprio equipamento possui preço elevado – sem contar a energia mensal que subirá com as recargas. Tudo isso torna o investimento mais caro e o processo todo mais trabalhoso.
Estação de recarga compartilhada, quais as vantagens?
Enquanto nas estações de recarga residenciais o motorista de veículo elétrico paga pela energia utilizada. Nas estações de recarga compartilhadas, o usuário paga pelo kilowatt hora, não tem o risco de ter um carregador obsoleto em curto espaço de tempo e não precisa se preocupar no retorno sobre o investimento da estrutura.
Você sabia? Para a pessoa recuperar o que ela investiu em um carregador próprio, ela tem que rodar uma média de 40 mil quilômetros.*
*Considerando uma estação de 22kW, com investimento inicial de R$ 12 mil, veículo de autonomia de 160km, preço da recarga a R$2,00 kW.
Confira os benefícios da estação de recarga elétrica compartilhada:
1. Conveniência
As estações de recarga compartilhada estão localizadas em locais estratégicos, como supermercados, shoppings e restaurantes, permitindo liberdade e autonomia no dia a dia das pessoas.
2. Velocidade de recarga
Com a opção recarga rápida, as estações de recarga compartilhada são mais ágeis que recargas residenciais.
3. Viagens
Hoje é possível viajar de uma cidade a outra utilizando veículos elétricos e híbridos, por meio das chamadas eletrovias. Ou seja, rodovias que possuem estações de recarga em pontos estratégicos.
4. Manutenção
As estações de recarga compartilhadas têm a manutenção centralizada pela empresa que oferece o serviço. Dessa forma, você tem a garantia do seu funcionamento e do suporte ao cliente.
5. Evita a sobrecarga residencial
As estações residenciais podem sobrecarregar a infraestrutura elétrica local. Enquanto as estações compartilhadas são feitas para conseguir distribuir a demanda.
Assim, na hora de escolher entre ter uma estação de recarga própria ou utilizar as estações compartilhadas, considere todas as circunstâncias da sua rotina e do seu dia, suas necessidades, trajetos, e a infraestrutura de recarga disponível próxima de você.
Tem muito mais conteúdos relevantes para você, que quer ficar por dentro da eletromobilidade, aqui no nosso blog!