Você já sabe a diferença entre a estação de recarga rápida e semi rápida? Não é novidade que os carros elétricos têm ganhado espaço nas ruas e no gosto das pessoas que buscam por economia e se preocupam com um futuro mais sustentável. Tomando seu espaço no mercado automotivo, os veículos elétricos são destaque quando o assunto é uma alternativa aos meios tradicionais.
A chegada desse modelo no Brasil gerou curiosidade a respeito de seu funcionamento e das suas formas de recarga. Afinal, elas fogem do padrão comum de abastecimento. Essa dúvida também se torna normal uma vez que é uma prática recente entre os motoristas.
Então, onde ficam essas estações de recarga?
Ao contrário dos postos de abastecimento convencionais, as estações para veículos elétricos podem estar em qualquer localização, desde uma residência particular, ambientes comerciais, condomínios e até mesmo em postos de gasolina.
O importante é encontrar a estação que mais se adeque a sua necessidade. Além disso, vale considerar o tipo da estação de recarga para o abastecimento do veículo elétrico e até mesmo mapear os locais em que você pode contar no dia a dia.
E vale a dica: no aplicativo YellotMob você encontra as estações disponíveis mais perto de você, te dando a liberdade e autonomia para escolher o seu próprio caminho. Assim, você não fica na mão na hora de dar a recarga necessária no seu carro.
Tipos de recarga: rápida ou semi rápida? Existe uma melhor que a outra?
Existem diversos tipos de carregadores e o que os diferencia é a potência, o conector e a fonte de energia utilizadas. É importante, nesse caso, considerar os fatores que podem alterar a viabilidade, rapidez e eficiência do seu carregamento, bem como a infraestrutura que pode te atender melhor. Entenda agora a diferença entre a estação de recarga rápida e semi rápida:
Recarga rápida
- Corrente contínua
- Potência: a partir de 30kW (125A)
- Conectores: CHAdeMO, CCS e Tesla
- Média de 20 minutos, com carga de até 80%*
*Em média, dependendo da marca e especificidades de cada veículo.
As estações de recarga rápida são capazes de fornecer a carga necessária para o abastecimento em questão de minutos. Ou seja, ela é ideal para aqueles que precisam de mais agilidade naquele momento de recarga. Ela também é ideal para viagens longas, já que o motorista pode recarregar sem perder o tempo de estrada.
Uma questão que vale ser apontada, no entanto, é que a infraestrutura de carregamento rápido pode ser mais cara, tanto para implantar quanto para se manter. Além disso, o tempo pode variar de acordo com as características do veículo. Isso quer dizer que sua disponibilidade pode se tornar mais limitada e o preço do kWh pode ser menos acessível financeiramente.
Recarga semi rápida
- Corrente alternada
- Potência: até 22kW (55A)
- Conectores: Tipo 1, Tipo 2, GB/T e Tesla
- Média de 4h, com carga de até 90% *
*Em média, dependendo da marca e especificidades de cada veículo.
As estações de recarga semi-rápidas oferecem uma recarga um pouco mais morosa, podendo levar até algumas horas para o abastecimento completo. Isso vai depender do veículo, da capacidade da bateria e da estação escolhida.
No entanto, apesar de exigir mais tempo, as estações de recarga semi-rápidas são mais acessíveis, tanto nos custos da instalação quanto da manutenção. Dessa forma, é o tipo de estação mais comum, devido à infraestrutura menos complexa, possibilitando maior acesso para os motoristas.
Existe uma opção melhor que a outra?
Depende da necessidade de cada usuário e também de cada veículo. As estações rápidas são mais convenientes, porém, as estações semi-rápidas são muito mais acessíveis e encontradas com mais facilidade no dia a dia das pessoas. A praticidade, a economia e a segurança também devem ser questões a serem consideradas na hora de tomar essa decisão.
Além disso, existem diferentes ocasiões de uso e oportunidades. Por exemplo, realizar as recargas em locais que proporcionem conforto e possibilidade de trabalhar ou resolver tarefas do dia a dia durante o período de carregamento do carro é uma ótima opção. Por isso, se possível, procure por estações em locais estratégicos, como prédios comerciais, supermercados, restaurantes, shoppings e estacionamentos de parques, por exemplo.
Agora que você já sabe a diferença entrem a estação de recarga rápida e semi rápida, vale ressaltar que a indústria de mobilidade elétrica segue evoluindo e trazendo cada vez mais inovação para o mercado. Consequentemente, as tecnologias das estações de carregamento estão em constante evolução e se tornando mais acessíveis.
A mobilidade elétrica já é uma realidade. É exatamente por isso que a YellotMob já começou sua missão em desenvolver uma rede inteligente de estações de carregamento, permitindo que o usuário de veículos elétricos possua autonomia e liberdade para escolher por qual caminho seguir. Lá é possível ver todas as estações disponíveis e qual o melhor trajeto até elas.
Quer saber mais? Baixe gratuitamente o aplicativo YellotMob
Este artigo foi útil? Tem muito mais conteúdos relevantes para você, que quer ficar por dentro da eletromobilidade, aqui no nosso blog!