Este ano tem superado as expectativas de quem acompanha o universo da mobilidade elétrica. Isso porque 2023 é o ano em que os veículos elétricos batem recorde de vendas. De acordo com a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), no mês de setembro, as vendas superaram todos os números anteriores, chegando a um licenciamento de mais de 1800 carros totalmente elétricos (BEV). Para ter uma noção, no mesmo mês de 2022, o número era de 1400 unidades.
Incentivo e novos modelos
O alto volume de vendas dos veículos elétricos no último ano aconteceu graças à ação de fabricantes e importadoras que incentivaram os emplacamentos para atingir as metas de eficiência energética do Rota 2030 – programa de incentivo à indústria automobilística no Brasil. Agora em 2023, o sucesso das vendas se deve ao BYD Dolphin, modelo chinês mais acessível e igualmente sustentável. Ainda de acordo com a ABVE, só em setembro, ele emplacou 1036 unidades e conquistou o recorde absoluto para um modelo elétrico no país.
Ainda que o Dolphin tenha impressionado nos resultados, ele não atravessou o caminho de outros modelos elétricos. A verdade é que, mesmo sem o modelo chinês, as vendas de veículos elétricos teriam batido a média de vendas de BEVs nos primeiros meses de 2023. Entretanto, não podemos negar que ele balançou o mercado e pode contribuir para novas manchetes com “veículos elétricos batem recorde de vendas”.
É o fim da isenção de imposto de importação?
Outro ponto que influenciou foi a possibilidade de chegar ao fim a isenção do imposto de importação. Com essa incerteza, os compradores acabaram antecipando as compras.
O mercado de carros elétricos no Brasil tem crescido exponencialmente. São reduções de preços, investimentos de montadoras e cada vez mais lançamentos para a mobilidade sustentável. É possível ver esse crescimento mês a mês. Segundo a Associação, de julho para agosto deste ano, por exemplo, houve um aumento de 25% nas vendas de veículos elétricos (também conhecidos como EVs, do inglês, Electric Vehicle).
Mais de 9 mil EVs foram vendidos desde o começo deste ano, batendo a marca de 3,5% do mercado. Sendo assim, é cada vez mais essencial a existência de infraestrutura de recarga confiável e que esteja disponível para os motoristas de veículos elétricos trilharem seus próprios caminhos com autonomia e liberdade.
Quer saber mais? Baixe gratuitamente o aplicativo YellotMob
Este artigo foi útil? Tem muito mais conteúdos relevantes para você, que quer ficar por dentro da eletromobilidade, aqui no nosso blog!